Como conseguir a cidadania polonesa? Conheça o passo a passo

17/01/2019
cidadania europeia

Você já estudou muito sobre sua família e sabe que é descendente de Polonês? Se a resposta for sim, com certeza já sabe da possibilidade de uma dupla nacionalidade, não é mesmo? Está interessado na cidadania polonesa e não sabe como fazer isso da forma correta? Fique tranquilo que você está no lugar certo!

Entender como funciona todo esse processo realmente não é algo simples e rápido. É preciso ter em mãos todos os documentos necessários e saber todas as etapas que envolvem o processo para conseguir a dupla cidadania.

Nada de desistir logo de cara por acreditar que o processo para obter a cidadania polonesa é demorado, burocrático e muito complicado. Este artigo foi feito para você! Continue lendo e veja o passo a passo além dos documentos necessários para conseguir a cidadania polonesa.

Vantagem de conseguir a cidadania polonesa

Com a cidadania polonesa você terá livre acesso aos países da União Europeia. Já pensou sobre isso? Toda a burocracia só uma vez? Depois você estará tranquilo para visitar os lugares. Poderá tirar umas férias em outro país sem se preocupar tanto com vistos e tudo mais.

Ou, é claro, até mesmo morar em países da Europa e nos Estados Unidos! Além de poder oferecer todas essas vantagens para seus filhos e descendentes.

No entanto, você precisa entender muito bem como funciona todo o processo relacionado à cidadania polonesa antes de poder usufruir de todos esses benefícios.

Na maioria das vezes não dominar o idioma, por exemplo, pode dificultar na comunicação com o escritório na Polônia e, até mesmo, na interpretação dos documentos. Portanto, é fundamental contar com escritórios profissionais que auxiliam nesse tipo de processo!

7 Passos para confirmar sua cidadania polonesa

Confira a seguir quais são os 7 principais passos sobre como ter a cidadania polonesa confirmada e inicie:

1) Verifique e confirme sua elegibilidade

O primeiro passo não pode ser outro. Em primeiro lugar, é fundamental que você saiba sobre sua elegibilidade. Mas, afinal, o que é isso? A elegibilidade serve para saber se você tem o direito à cidadania polonesa, já que a legislação sobre essa cidadania se baseia no direito de sangue.

Ou seja, um filho de um cidadão polonês adquire legalmente a cidadania polonesa por nascimento, não importa o país em que nasceu ou em que vive.

Com isso, no processo para conseguir a cidadania polonesa é preciso comprovar 3 coisas: que seu antepassado era realmente um cidadão polonês, que o direito não foi perdido ao longo do tempo e que você é descendente dele.

Portanto, verificar e confirmar sua elegibilidade é sempre o primeiro passo. Sem ele todo o resto será em vão.

2) Tenha em mãos os documentos necessários

Após ter verificado a questão da elegibilidade e confirmado que sim, você tem direito à cidadania polonesa, é o momento de partir para outra questão importante: Os documentos necessários.

É válido deixar claro que não é possível dar entrada ao processo sem apresentar os documentos que comprovem a cidadania polonesa do ancestral! Saiba quais são os documentos mais importante de ter em mãos:

Passaporte polonês;Carteira de identidade polonesa;Comprovantes de residência;Listas de votação;Registros militares;Entre outros.

Todos esses documentos devem ter sido emitidos pelas autoridades da Polônia depois de 1920. Caso uma solicitação não seja acompanhada de documentos poloneses, ela não será sequer recebida para processamento.

3) Veja se precisará da pesquisa em arquivos

Entretanto, você pode estar pensando “E se eu não tiver nenhum desses documentos poloneses do meu ancestral, o que posso fazer?” A resposta é simples: Você deve obtê-los!

E para fazer isso precisará contar com pesquisadores profissionais para fazer uma busca nos arquivos da Polônia.

Dessa forma você poderá garantir que os documentos encontrados sejam relevantes e, assim, economizará tempo e dinheiro.

4) Tenha uma assessoria jurídica na Polônia

A partir de alterações na lei polonesa em 2009 a nomeação de um procurador com base na Polônia para pessoas que querem a cidadania e residem no exterior passou a ser obrigatória.

Isso significa que quem solicita a cidadania polonesa e mora e nasceu fora da Polônia não pode conduzir todos os procedimentos só por meio de um consulado polonês.

Você até pode registrar um pedido através de um consulado, mas os procedimentos adicionais, se necessários, serão conduzidos apenas por um procurador na Polônia!

5) Entenda como funciona a dupla cidadania

É válido ressaltar que a legislação polonesa determina que toda pessoa com dupla cidadania, sendo uma delas polonesa, seja considerada como um cidadão polonês, independente da outra nacionalidade.

Sendo assim, quem possui um passaporte polonês tem os mesmo direitos que qualquer cidadão europeu!

Além disso, a maioria dos países onde vivem descendentes de imigrantes poloneses, como Canadá, Brasil, Estados Unidos e Israel, permite a dupla cidadania. Não se esqueça dessa informação.

6) Consiga um passaporte europeu

A partir do momento que você conseguir a cidadania polonesa fique sabendo que você terá um segundo passaporte.

E, melhor ainda: Esse será um passaporte europeu que lhe concederá todos os benefícios de um cidadão da União Europeia.

Imagina só conseguir viajar nas férias para a Europa sem precisar correr atrás de toda a burocracia de visto, por exemplo?

7) Invista para conseguir a cidadania polonesa

Por último, mas não menos importante, não deixe de pensar que todo o custo que você tiver durante o processo será um investimento. Tudo será muito recompensador. A maioria dos gastos será em relação à pesquisa nos arquivos, caso necessário, às traduções, à taxa de emissão do passaporte polonês, à assessoria jurídica, entre outros.

Portanto, não deixe de investir e usufrua de todos os benefícios depois que conseguir a cidadania polonesa. O tempo de duração do processo varia muito. No entanto, se os documentos estiverem todos certos, você não terá que esperar muito tempo, fique tranquilo!

Tirou todas as suas dúvidas sobre como tirar a cidadania polonesa? Então já faça o primeiro passo: Verifique sua elegibilidade agora mesmo e já comece a percorrer o caminho sobre como conseguir a cidadania polonesa. Caso você já tenha conseguido sua cidadania por meio do Passaporte Polonês, deixe nos comentários como foi a sua experiência!




 VOLTAR AOS ARTIGOS