Qual o passo a passo para emissão do passaporte polonês para brasileiros?

17/01/2019
emissão passaporte polonês

Que conseguir a cidadania polonesa é possível com certeza você já sabe. Afinal, você finalmente conseguiu, não é mesmo? No entanto, depois de obter a dupla cidadania vem uma próxima etapa: Entender mais sobre a emissão do passaporte polonês para brasileiros.

Mesmo você que ainda não começou o processo para conseguir a cidadania polonesa é importante conhecer esse passo a passo para emissão do passaporte polonês para brasileiros. É claro que primeiro você precisará confirmar sua dupla cidadania! No entanto, se já souber sobre o passaporte tudo ficará ainda mais simples e rápido.

Por outro lado, se você já teve sua cidadania polonesa confirmada e é legalmente reconhecido como um cidadão polonês, pode solicitar seu passaporte polonês, caso ainda não tenha feito isso!

Veja a seguir quais são os documentos necessários, taxas, formulários, ou seja, todas as etapas desse processo. É importante se preparar com antecedência, assim como fez para obter a dupla cidadania. Um passo a passo será muito útil nesse momento. Continue a leitura!

Por que emitir o passaporte polonês?

A partir do momento que você tiver o passaporte polonês em mãos será autorizado a fazer a passagem das fronteiras e, além disso, a permanecer em vários destinos. O passaporte também certifica a nacionalidade polonesa e pertencente a União Europeia também.

Sendo assim, se você deseja fazer uma viagem nas férias, por exemplo, será muito mais fácil. Ou até mesmo mudar de país, é claro. Aproveite todos esses benefícios e saiba como fazer a emissão do passaporte polonês!

O que é necessário para dar entrada no passaporte polonês?

Esse passo a passo irá lhe mostrar tudo o que é preciso para dar entrada ao processo de obter o passaporte polonês. Desde a lista de documentos necessários até mesmo os órgãos que precisará visitar para coleta e entrega desses documentos. Fique atento a cada detalhe e economize tempo:

1) Documentos que não podem faltar

Veja a lista de todos os documentos que são exigidos para a emissão do passaporte polonês para brasileiros. Aproveite para anotar tudo o que é preciso para providenciar o quanto antes:

Certidão de confirmação da cidadania polonesa (DECYZJA- exemplo nesse link);Certidão de nascimento emitida na Polônia;Certidão de casamento (se for o seu caso) emitida na Polônia;Formulário de requerimento do passaporte preenchido no consulado;Formulário de obtenção do PESEL e o número de sua identificação pessoal – quase um RG ou CPF brasileiro; Foto para o passaporte.

No caso do PESEL, o pedido de obtenção é feito por meio do consulado no mesmo momento da solicitação do passaporte. Para poder solicitá-lo é preciso apresentar certidões de registro civil devidamente registradas na Polônia – os três primeiros itens da lista acima.

Além disso, é importante ressaltar que a foto deve ser tirada com, no máximo, seis meses antes da solicitação do passaporte a fim de que seja bastante atual.

2) Agendamento da entrevista

Depois de separar todos os documentos exigidos, é necessário agendar uma entrevista no consulado polonês. Isso pode ser feito por meio de seu site oficial. Sem esse agendamento não é possível fazer a solicitação do passaporte.

É importante sempre fazer esse agendamento com antecedência! Alguns consulados poloneses possuem grandes demandas e caso deixe para última hora poderá gastar muito tempo.

Atualmente é exigido que todo solicitante faça a solicitação presencialmente (exceto se menor de 5 anos). Portanto, não é possível enviar a solicitação e nem os documentos por correio, por exemplo, e nem ser representado por outra pessoa é viável. Isso por que agora os passaportes poloneses são biométricos e as impressões digitais devem ser tomadas diretamente no consulado.

3) Comprovações civis polonesas

Outro passo importante para a solicitação do passaporte polonês é anexar suas certidões polonesas de nascimento e, se for o seu caso, de casamento. É claro que isso depois de confirmar sua cidadania polonesa!

É mais provável que você tenha nascido e casado fora da Polônia, não é mesmo? Sendo assim, é necessário submeter certidões traduzidas ao Departamento de Registros Civis Polonês, a fim de obter registros vitais poloneses.

Essa etapa normalmente não é demorada e nem muito complicada. Conhecida como transcrição, costuma levar de 3 a 4 semanas para o processamento.

4) Mudança de nome

Se você, na verdade, for um emigrante que alterou seu nome oficialmente em outro país deverá passar pelo processo de mudança de nome mais uma vez, só que agora na Polônia.

No entanto, antes disso você precisa obter o PESEL, já explicado anteriormente. Esse passo também não é difícil e deve levar em torno de 2 meses.

5) Taxas

Não se esqueça de que todo o processo de emissão do passaporte polonês para brasileiros envolve investimentos. Com isso, o pagamento de algumas taxas consulares é fundamental para dar andamento à solicitação.

Ao invés de encarar isso como gastos, encare como um ótimo investimento. Já que após ter o passaporte polonês em mãos encontrará inúmeros benefícios para usufruir.

6) Emissão passaporte polonês temporário

Você está com pressa para receber o passaporte polonês e não sabe se vai conseguir esperar todo o tempo do processo, por mais que não seja tão longo assim? Pois bem, fique tranquilo! É possível solicitar um passaporte polonês temporário.

Na maioria das vezes os consulados conseguem emitir esse passaporte temporário no mesmo dia. Entretanto, fique sabendo que desde que a Polônia ingressou na União Europeia e com a melhoria nos processos de solicitação de passaportes poloneses, o passaporte regular com validade de 10 anos é emitido bem rápido, de 1 a 2 meses.

Sendo assim, o passaporte temporário passou a ser cada vez mais desnecessário. Mas, é claro, se você precisar do passaporte antes do prazo de 2 meses, é um direito seu pedir esse passaporte polonês temporário!

Caso você ainda seja uma das pessoas que está no processo de conseguir a cidadania polonesa, não se esqueça de que precisa, antes de tudo, verificar e confirmar sua elegibilidade! Ou seja, saber se realmente tem direito à dupla cidadania.

E, é claro, depois de ter tirado a cidadania polonesa é só seguir esse passo a passo para emissão do passaporte polonês para brasileiros. Se for um direito seu, não perca essa oportunidade! São inúmeras as vantagens. Acompanhe também outros artigos e fique por dentro de tudo sobre a cidadania polonesa.

 VOLTAR AOS ARTIGOS